Declarations

Declaração Ministerial de 2020

Ao assinalarmos o 75.º aniversário da libertação dos campos de concentração e extermínio da Alemanha Nazi e outros locais de perseguição e assassinato, nós, os Altos Representantes Governamentais dos Países Membros da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA) homenageamos as vítimas e os sobreviventes do Holocausto (Shoah) que esmagou o povo judeu. Homenageamos também as vítimas e os sobreviventes do genocídio dos Roma e de outros que foram perseguidos. Prometemos nunca esquecer aqueles que resistiram aos Nazis e aqueles que protegeram ou salvaram os seus semelhantes que foram perseguidos. Nos nossos dias, o mundo ainda enfrenta genocídios, crimes de guerra, de limpeza étnica e crimes contra a humanidade e ameaças contínuas às sociedades pluralistas, democráticas e inclusivas.

Enquanto testemunhamos com tristeza o desaparecimento da geração sobrevivente, nós, os Países Membros da IHRA:

  1. Reafirmamos o nosso apoio inabalável à Declaração do Fórum Internacional de Estocolmo (2000), documento fundador da IHRA.
  2. Prometemos às vítimas e aos sobreviventes que nunca serão esquecidos e que o seu legado será mantido vivo.
  3. Salientamos que recordar os seis milhões de judeus vítimas do Holocausto é responsabilidade não só dos governos, mas das sociedades como um todo.
  4. Recordamos o genocídio dos Roma. Reconhecemos com preocupação que a atitude negligente em relação a este genocídio contribuiu para o preconceito e a discriminação que muitas comunidades Roma ainda hoje vivem.
  5. Homenageamos todos aqueles que resistiram aos Nazis, especialmente os Justos entre as Nações, e os outros que protegeram ou procuraram salvar aqueles que estavam em perigo. A sua coragem altruísta deve inspirar-nos para defender a dignidade de cada ser humano.
  6. Expressamos as nossas preocupações mais profundas sobre o crescente antissemitismo.
  7. Aceitamos a nossa responsabilidade enquanto governos de continuar a trabalhar juntos para combater a negação e a distorção do Holocausto, o antissemitismo e todas as formas de racismo e discriminação que minam os princípios democráticos fundamentais. Trabalharemos em estreita colaboração com especialistas, sociedade civil e os nossos parceiros internacionais para promover esses objetivos.
  8. Lideramos esforços para promover a educação, a memória e a investigação sobre o Holocausto e o genocídio dos Roma para combater a influência da distorção histórica, o discurso de ódio e o incitamento à violência e ao ódio.
  9. Protegemos o registo histórico do Holocausto, do genocídio dos Roma e da perseguição de outras vítimas pela Alemanha Nazi e pelos aliados fascistas, nacionalistas extremos e outros colaboradores que participaram nesses crimes.
  10. Sublinhamos a importância de identificar, preservar e disponibilizar material de arquivo, testemunhos e locais autênticos para fins educacionais, de comemoração e de investigação.
  11. Incentivamos todos os países e sociedades a lidar com os seus respetivos passados de forma aberta e precisa com o registo histórico.
  12. Elogiamos os esforços dos governos e da sociedade civil para comemorar o Holocausto e compartilhar boas práticas.
  13. Reconhecemos que a compreensão da natureza sem precedentes do Holocausto é essencial para a prevenção do genocídio e dos crimes de atrocidade em massa. A experiência da IHRA é relevante para a formulação de políticas historicamente informadas e para enfrentar os desafios contemporâneos.
  14. Determinados a recordar os que sofreram e a lutar por um futuro melhor, apelamos à comunidade internacional para que partilhe a nossa visão:Um mundo que recorde o Holocausto

    Um mundo sem genocídi   

A Aliança Internacional para a Memória do Holocausto une governos e especialistas para fortalecer, avançar e promover a educação, a memória e a investigação do Holocausto em todo o mundo.

Related Content

The IHRA regularly translates its resources into other languages.

Sign up to our newsletter to 

receive the latest updates